O que é aromaterapia e quais são seus benefícios?

aromaterapia
Se você tem uma rotina corrida e repleta de compromissos, sabe o quanto faz diferença ter um tempo para relaxar. Somente assim é possível recuperar as energias e dar continuidade a todos os afazeres. Para auxiliar nesse momento, alguns tratamentos alternativos são indicados, inclusive com benefícios para a saúde. A aromaterapia é provavelmente um dos mais populares, e vale a pena conhecer a respeito. Que tal começar pela leitura deste artigo? Assim, você entende tudo o que ela pode trazer de bom para a sua vida!

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é uma técnica de origem francesa. Ela se utiliza de óleos essenciais e naturais com o objetivo de equilibrar corpo e mente.  Ao sentirmos o aroma exalado pelos óleos, o organismo responde de maneira positiva, o que promove inclusive a melhora de algumas doenças. Isso acontece porque nosso sistema límbico, responsável por regular emoções, dispara neuroquímicos quando percebe as fragrâncias. Dessa maneira, todo o corpo fica mais relaxado e concentrado, de acordo com a finalidade do óleo escolhido. 

Como utilizar os óleos essenciais?

Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são extraídos de plantas e ervas. Como, por exemplo, a laranjeira, a lavanda, o alecrim e o eucalipto. Eles são muito concentrados e devem ser diluídos em bases neutras, tanto para inalação quanto para o uso em massagens. Por isso, alguns acessórios ajudam nessa missão. O difusor de aromas é um deles, pois transforma os óleos em vapor para ajudar a essência a se disseminar pelo ambiente. Mas também é possível aproveitar os efeitos por meio de banhos, compressas, aparelhos de inalação e muito mais.

Quais são os principais benefícios para a saúde?

Cada óleo possui benefícios específicos, de acordo com suas propriedades. Enquanto alguns, como o alecrim, auxiliam na concentração, outros como a camomila são ótimos para tranquilizar, combater a depressão e a ansiedade. Dores, inflamações e fadiga também são amenizadas por meio desta técnica. Além da qualidade do sono e do aspecto da pele, que podem apresentar uma melhora significativa. Em geral, a aromaterapia tem tanto efeitos energizantes quanto sedativos, a depender da composição dos óleos escolhidos. Mas ambos beneficiam o sistema imunológico e o sistema nervoso, para que você tenha mais disposição e autocontrole. 

É preciso tomar alguma precaução?

Você deve tomar alguns cuidados apenas se quiser utilizar o óleo essencial diretamente na pele. Caso ela seja muito sensível ou você apresente reações alérgicas com facilidade, é bom optar sempre pela inalação ou pelos difusores de aromas. Esses efeitos são raros, mas para evitá-los é importante também investir em óleos de qualidade, com matérias-primas realmente naturais e boa procedência. Assim, você evita dores de cabeça e aproveita ao máximo todos os benefícios. E não se esqueça. Para orientações de quais óleos essenciais são mais recomendados ao seu caso, um aromaterapeuta pode ajudar. Assim, você garante resultados sempre positivos e aproveita a dosagem correta! Gostou de saber um pouco mais sobre a aromaterapia? Siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter para outras dicas que ajudarão você a ter uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta