Saiba a importância das proteínas na rotina de quem pratica exercícios físicos

exercícios físicos
Atletas precisam de alimentar muito bem. Não apenas para manterem a energia ao praticar exercícios físicos, mas também para repor todos os nutrientes gastos em alguns minutos de atividades. Diante disso, as proteínas são elementos essenciais na dieta. Presentes em alimentos provenientes de fontes vegetais e animais, elas devem ser ingeridas na medida certa antes e depois do desempenho esportivo. Mas por que elas são tão importantes assim? Confira, neste artigo, um pouco mais sobre o assunto e entenda suas funções essenciais! 

As proteínas ajudam na recuperação muscular

Os músculos contam com uma reserva de glicogênio, que é usada durante os exercícios físicos. Sendo assim, é fundamental ter uma ingestão adequada de proteínas para que sua reposição ocorra. Desta maneira, a recuperação muscular é muito mais rápida depois do esforço realizado na atividade. O que, por sua vez, diminui as chances de dores e lesões que possam atrapalhar a prática futuramente.

Elas também são uma fonte de energia para exercícios físicos

Ingerir uma porção proteica antes das atividades físicas é uma maneira de garantir mais energia para o organismo. Ela assegura também o equilíbrio na dieta quando as fontes de carboidratos e gorduras não são suficientes. Comer peixes, carnes magras, castanhas, ovos, leguminosas e cereais é uma forma de fazer com que o corpo também não gaste a reserva de proteínas presente em nossos músculos. Assim, o organismo fica equilibrado e os treinos não geram perda desnecessária de massa muscular.

A ingestão correta desempenha funções metabólicas e reguladoras

A ingestão correta de proteínas para na rotina de prática de exercícios físicos também ajuda no desempenho de funções metabólicas e reguladoras. Esse nutriente é o responsável por assimilar nutrientes e transportar oxigênio e gorduras no sangue. É devido a essas movimentações que o organismo transforma substâncias em outras que sirvam para seu desenvolvimento e reparação. Associadas a atividades físicas, é o que ajuda a perder peso e a ganhar massa.

Sua presença é básica no organismo

De modo geral, a proteína é uma constituinte básica do organismo humano. Ela está presente em todas as células e tecidos, para agir de maneira anti-infecciosa e regular todas as reações químicas que acontecem em nosso corpo. Ou seja, ela equilibra o funcionamento de todos os nossos órgãos. Caso haja sobrecarga de esforços nos exercícios, ela é o que ajudará em possíveis reparações. Por isso, é muito importante se dedicar a manter os níveis ajustados dessa substância, para que não haja defasagem que cause enfraquecimento ou indisposição. Por fim, vale ressaltar que consumir excesso de proteínas não aumenta os resultados durante os exercícios físicos. Pelo contrário, pode inclusive causar diminuição da performance. Procure sempre ingerir a quantidade certa para suas necessidades e para o tipo de esporte ou atividade que você pratica. Um profissional poderá ajudar nessa questão e indicar possíveis suplementos e vitaminas que estejam de acordo com a sua condição. Que tal continuar a complementar sua alimentação para potencializar os efeitos de seus treinos? Descubra quando tomar whey protein e invista corretamente nessa suplementação!

Deixe uma resposta