Saiba a importância da vitamina C para o organismo

vitamina C
Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente essencial para o corpo. Ela é fundamental para o funcionamento dos sistemas, já que está relacionada a diversos processos ligados à saúde. Como o corpo não armazena esse componente, é indispensável ingerir a quantidade exigida diariamente. Dessa forma, é possível garantir que todas as funções ocorram corretamente. Para não ter dúvidas sobre isso, veja qual é a relevância da vitamina C para o corpo!

Esse componente orgânico é essencial para a formação de colágeno

O colágeno é um dos elementos mais importantes no corpo humano. Ele é um componente indispensável para diversas estruturas, como cartilagens e tecidos conjuntivos. Ele está ligado à formação de tendões, à firmeza da pele e até aos ossos e vasos sanguíneos. A vitamina C é crucial por ser um “ingrediente” essencial na formação desse elemento. Então, a ingestão correta do nutriente faz toda a diferença para que o corpo possa produzir o colágeno do qual precisa. Além de garantir uma pele firme, bonita e elástica, é uma forma de criar a “estrutura” de que o organismo necessita. As fibras se tornam mais resistentes e é possível evitar lesões de diversos tipos.

Sua ação antioxidante previne o estresse oxidativo das células

Outra função de destaque desse nutriente tem a ver com a atuação antioxidante. Graças a esse componente, a vitamina ajuda a retirar os radicais livres que estão presentes no organismo. Um benefício importante é que, com essa eliminação, as células ficam mais protegidas contra a degeneração. Desse modo, há um bom funcionamento dos sistemas e maior proteção do corpo, além de evitar o envelhecimento precoce.

A vitamina C realmente ajuda a aumentar a imunidade

Muita gente suplementa a alimentação quanto a essa vitamina em busca de maior proteção contra as doenças. Embora seja preciso ter outros cuidados, esse componente é útil para turbinar o sistema imunológico. Primeiramente, isso acontece porque a vitamina C estimula a produção de células brancas, além de protegê-las contra possíveis danos. Também é algo que melhora o funcionamento das células, o que aumenta a proteção contra agentes externos. Não menos importante, é uma maneira de diminuir o tempo necessário para a cicatrização. Como consequência, há menos chances de ocorrerem infecções.

A vitamina C também reduz os riscos de doenças crônicas

Além de tudo, o consumo de vitamina C associado a outros hábitos saudáveis é essencial para proteger o corpo contra doenças crônicas. Inclusive, ajuda no controle de condições pré-existentes. Como o colágeno influencia a formação de vasos sanguíneos, ele melhora a movimentação deles, o que diminui a pressão arterial. Com isso, reduzem-se os riscos de doenças cardiovasculares. Além de tudo, a proteção às células serve como uma ajuda extra para diabéticos, pois é possível evitar a degeneração dos rins, da visão e de outros sistemas do organismo humano. A vitamina C é indispensável para o funcionamento do corpo em diversos sentidos. Com a ingestão adequada, que pode ser garantida via suplementação, você terá mais saúde de maneira geral. Quer sempre receber dicas para cuidar da sua saúde? Assine nossa newsletter e não perca nada!

Deixe uma resposta