Perda de Peso em Qualquer Idade é Benéfica para a Saúde do Coração – Estudo




Em um estudo publicado na revista científica The Lancet: Diabetes and Endocrinology, os resultados sugerem que "perder peso em qualquer idade pode resultar em benefícios cardiovasculares a longo prazo à saúde e apoiar estratégias de saúde pública e modificações no estilo de vida que ajudam indivíduos com sobrepeso ou obesidade a perder peso em todas as idades". (1)

Este estudo reforça que a perda de quilos extras está relacionado à melhoria da saúde e que, por mais clichê que possa parecer, nunca é tarde para começar.

No estudo, liderado por uma equipe de pesquisadores britânicos, as alterações de peso e a saúde cardiovascular de homens e mulheres foram monitoradas ao longo de 60 anos, a partir do nascimento em 1946 (2). O estudo observou que quanto mais tempo uma pessoa estava acima do peso na idade adulta, mais suas chances de ter problemas de saúde cardiovascular, como aumento da pressão arterial e diabetes, aumentavam mais tarde na vida. No entanto, também mostrou que indivíduos que perderam peso, mesmo que o recuperassem e o perdessem novamente, foram capazes de diminuir esses riscos.

Uma perda de peso de apenas 5 quilos pode melhorar o coração e a saúde geral

Clique aqui para comprar: Aveia em Flocos Finos 200g – Tudo Saudável

Na verdade, o Dr. Oz explica que perder apenas 5 quilos contribui para uma melhor saúde. Como exemplo, seu site explica que a mulher americana média tem um índice de massa corporal (IMC) de 28, tornando aqui quase obesos (3). Uma perda de peso de apenas 5 quilos pode proteger os rins, reduzir o risco de ataques cardíacos, melhorar o sono, diminuir a dor nas articulações e até ajudar a prevenir o aparecimento de demência (3).

Estabelecer um plano de exercícios é benéfico ao tentar perder peso, assim como ingerir alimentos saudáveis, como aveia, maçã e couve-flor (4). A couve-flor, por exemplo, contém altos níveis de vitamina C, que demonstraram queimar mais gordura durante o exercício. As maçãs são ideais para perda de peso, uma vez que elas têm um alto teor de água e contêm fibras insolúveis, as quais desempenham um papel importante para manter os desejos por alimentos afastados. Quanto à aveia, estudos da Universidade da Califórnia, Berkeley, mostraram que aqueles que comem aveia no café-da-manhã tinham um IMC menor do que aqueles que ingeriam outros alimentos para começar o dia (4).

Referências:

(1) - The Lancet: Diabetes and Endocrinology: Lifelong patterns of BMI and cardiovascular phenotype in individuals aged 60–64 years in the 1946 British birth cohort study: an epidemiological
(2) - Alpha Galileo: Adults who lose weight at any age could enjoy improved cardiovascular health
(3) - Doctor Oz: 10 Reasons to Lose Just 10
(4) - Live Strong: 10 Best Foods for Losing Weight

Fontes:
- Natural News: Study shows weight loss at any age is beneficial for heart health

Deixe uma resposta