6 Benefícios da Cúrcuma para a Saúde




Este tempero apimentado e com tons dourados tem vários benefícios à saúde que o tornam um complemento digno para qualquer dieta. O consumo regular de cúrcuma pode dar à sua saúde geral um impulso muito necessário, tais como:

Clique aqui para comprar: Açafrão (Cúrcuma) em Pó 200g – Tudo Saudável

1 - Auxílio à digestão: A curcumina, o composto mais ativo ou curcuminoide da cúrcuma, promove a saúde digestiva. Por sua vez, isso garante que o sistema digestivo continue funcionando sem problemas.
2 - Auxilia o coração: Outro benefício da curcumina está em seus efeitos positivos no coração. Em um estudo de 2012 publicado no American Journal of Cardiology, os pesquisadores descobriram que tomar cápsulas de curcumina quatro vezes ao dia pode sustentar um coração saudável.
3 - Aumentar a atividade antioxidante: Os danos oxidativos podem enfraquecer o corpo e seus sistemas, daí a importância dos antioxidantes para a saúde e um dos benefícios mais notáveis ​​da cúrcuma.
4 - Limpeza da pele: Usar cúrcuma externamente pode melhorar sua aparência suavizando e clarificando a pele. Além disso, a cúrcuma pode ajudar a diminuir a quantidade de óleo produzido pelas glândulas sebáceas hiperativas sem ressecar a pele.
5 - Reduzir a dor durante a menstruação: A cúrcuma pode ajudar as mulheres com um fluxo menstrual normal. Como resultado, a dor normalmente associada a períodos é diminuída.
6 - Levantar o humor e incentivar o bom sono: Tomar cúrcuma pode levar à melhora do humor . Além de melhorar seu humor, outro benefício da cúrcuma é que ela também pode ajudá-lo a dormir muito melhor.

Se agora você está se perguntando como aproveitar a cúrcuma, é bastante fácil. Como tempero culinário com uma história de milhares de anos, a cúrcuma tem sido usada em todos os tipos de receitas. Um exemplo disso é um curry de vegetais simples, mas delicioso, que utiliza os seguintes ingredientes:

* Duas colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
* Uma colher de sopa de sementes de cominho
* Dois dentes de alho picados
* Uma cebola roxa média picada
* Um pedaço de gengibre descascado e picado
* Um ou dois pimentões verdes sem sementes e picados
* Uma lata de tomate picado
* Meia colher de chá de cúrcuma em pó
* Meia colher de chá de pimenta-do-reino em pó
* Uma colher de sopa de coentro em pó

Aqueça o óleo em uma panela. Adicione as sementes de cominho, cebola, alho, gengibre e pimenta. Misture ocasionalmente. Adicione as especiarias e mexa por um minuto ou dois. Despeje os tomates e mexa até a água evaporar, deixando um molho espesso. Decore com coentro e adicione sal e pimenta do reino a gosto. Sirva com arroz ou iogurte natural. Observe que a pimenta-do-reino (pimenta-preta) é essencial para esta receita, pois aumenta a biodisponibilidade da cúrcuma e ajuda o corpo a absorver melhor seus nutrientes.

Fontes:
Alternative Medicine News: The six health benefits of turmeric
- American Journal of Cardiology: Effects of Curcuminoids on Frequency of Acute Myocardial Infarction After Coronary Artery Bypass Grafting

Deixe uma resposta