Ghee: Conheça os Benefícios Desta Manteiga Muito Saudável




Conhecida simplesmente como ghee, essa manteiga clarificada é considerada uma versão melhor e mais saudável da manteiga comum e é até aceita como parte da dieta paleolítica. Para familiarizá-lo com esse maravilhoso substituto da manteiga, aqui estão alguns fatos sobre o conteúdo de nutrientes e os benefícios à saúde.

Manteiga mais saborosa e saudável

Manteiga Ghee 318ml – Yamuna - Loja Tudo Saudável (Clique aqui para comprar)

Ghee é um tipo de manteiga clarificada feita com leite de alta qualidade de vacas alimentadas com capim. A manteiga clarificada é a gordura concentrada produzida pela remoção dos sólidos do leite e do teor de água da manteiga. Mas, diferentemente da manteiga clarificada normal, a ghee é caramelizada após o processo de clarificação, proporcionando um sabor e aroma rico. Isso também permite que a ghee tenha um maior teor de vitaminas do que a manteiga comum.

A ghee é rica em ácidos graxos que são diretamente convertidos em energia dentro do corpo. Um desses ácidos graxos é o ácido linoleico conjugado, que está ligado à prevenção do câncer e à perda de peso. A ghee também contém uma proporção ideal de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são conhecidos por auxiliar a saúde do coração. A vitamina mais abundante presente na ghee é a vitamina A.

Uma colher de sopa de ghee contém:

* 460,1 UI de vitamina A
* 0,42 mg de vitamina E
* 0 carboidratos
* 14,9 g de gordura
* 9,3 g de gordura saturada
* 38,4 mg de colesterol
* Cerca de 115 calorias

Os benefícios da ghee para a saúde

A ghee é preferível à manteiga comum, porque ela não contém lactose ou caseína. Essas proteínas não são bem toleradas por algumas pessoas e às vezes podem  causar sintomas desconfortáveis, como cólicas, flatulência, inchaço e inflamação. Além de ser adequada para pessoas com intolerância alimentar, a ghee também é conhecida pelos seguintes benefícios:

Fornece vitaminas essenciais
A ghee é uma ótima fonte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K. Essas vitaminas são necessárias ao organismo para manter uma boa saúde. A vitamina A é importante para a visão e auxilia o sistema imunológico; a vitamina D é necessária para a manutenção dos hormônios e para equilibrar o humor; a vitamina E é um antioxidante que previne contra os danos celulares causados ​​pelos radicais livres; e a vitamina K ajuda a transportar cálcio para os ossos.

É melhor para cozinhar do que a manteiga comum e a maioria dos óleos de cozinha
A ghee é mais saudável para cozinhar em alta temperatura do que a maioria dos óleos de cozinha ou manteiga comum, porque possui um ponto de fumaça mais alto. Os óleos que excedem o ponto de fumaça ficam oxidados e liberam radicais livres, que podem danificar as células e induzir inflamação.

Auxilia a saúde digestiva
Além de ser segura para pessoas com intolerância alimentar, a ghee também é rica em ácido butírico. O ácido butírico é um tipo de ácido graxo de cadeia curta que auxilia a saúde digestiva, reduzindo a inflamação intestinal e aliviando problemas gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável (SII). O ácido butírico também ajuda a tratar o câncer de cólon, condições neurológicas e distúrbios metabólicos.

Promove a saúde e o desenvolvimento do cérebro
A ghee contém grandes quantidades de gorduras alimentares saudáveis, e algumas dessas gorduras são necessárias para que o cérebro funcione corretamente. Um exemplo dessas gorduras é o ácido docosahexaenoico ou DHA, um ácido graxo ômega-3 que só pode ser obtido de alimentos ou suplementos. O DHA é essencial para o desenvolvimento mental saudável e promove a saúde do cérebro. Estudos também sugerem que obter altos níveis de DHA da dieta melhora o aprendizado.

Ajuda a reduzir o peso
Assim como o óleo de coco e o óleo de palma, a ghee é uma fonte confiável de triglicerídeos de cadeia média (TCM), conhecidos por promover a perda de peso. Segundo estudos, os TCMs podem reduzir a circunferência da cintura e o peso corporal, fornecendo menos calorias, aumentando a produção de hormônios que suprimem o apetite e induzindo maior queima de gordura.

Gravidez saudável
As mulheres grávidas e seus bebês podem se beneficiar de uma dieta que inclua ghee. A ghee não apenas fornece vários nutrientes, mas também apoia o desenvolvimento do sistema nervoso, particularmente o cérebro, bem como o sistema imunológico e os olhos. O DHA presente na ghee é essencial para todas essas funções relacionadas ao crescimento.

A ghee é uma adição saudável a qualquer dieta. Ela não apenas fornece nutrientes essenciais, mas também oferece muitos benefícios à saúde. Para uma alternativa mais saborosa e saudável à manteiga, use ghee para cozinhar ou assar suas refeições diárias.

Fontes:
- Natural News: Ghee: A look at its health benefits
Trip Savvy? What Is Ghee?
Foundational Medicine Review: EXPLORING THE POTENTIAL HEALTH BENEFITS OF BUTYRIC ACID
Pharmacological Research: HEALTH BENEFITS OF DOCOSAHEXAENOIC ACID (DHA)

Deixe uma resposta