7 Usos Comprovados do Óleo Essencial de Lavanda




O óleo essencial de lavanda é um dos mais populares óleos do mundo. Seu uso medicinal remonta a mais de 2.500 anos atrás, onde era amplamente utilizado na medicina tradicional chinesa. Os pesquisadores descobriram evidências científicas de muitos dos usos antigos do óleo essencial de lavanda. Algumas de suas aplicações medicinais comprovadas incluem as seguintes:

* Melhora o sono - O óleo essencial de lavanda é comumente usado como remédio para distúrbios relacionados ao sono, como a insônia. Em um estudo, as novas mães foram convidadas a colocar uma gota de óleo essencial de lavanda em uma bola de algodão e inalar 10 respirações profundas do aroma antes de ir para a cama. Após oito semanas, as mulheres exibiram melhorias significativas na qualidade do sono em comparação com as que usavam apenas um óleo placebo. Ele funciona fornecendo um efeito sedativo, do qual você também pode desfrutar adicionando o óleo ao banho ou aplicando-o às têmporas, pescoço, pulsos ou solas dos pés.

Óleo Essencial de Lavanda 12ml – Live Aloe - Loja Tudo Saudável (Clique aqui para comprar)

* Reduz a dor - As pessoas que sofrem de dores musculares e de tensão, reumatismo, entorse e dor nas costas podem usar óleo essencial de lavanda para aliviar a dor. Para usufruir desse benefício, o óleo geralmente é massageado na área afetada. Um estudo do Centro Médico da Universidade de Nova York mostrou que, após uma operação, ser reanimado com oxigênio que continha vapor de óleo essencial de lavanda proporcionava melhor controle da dor.
* Alivia a ansiedade - Muitos estudos mostraram que o óleo essencial de lavanda pode ser usado como remédio natural para a ansiedade. Isso é possível devido a terpenoides, como o linalol e o acetato de linalila, que possuem propriedades potentes para aliviar a ansiedade. Para usufruir desse benefício, basta aplicar algumas gotas de óleo essencial de lavanda nas têmporas, adicioná-lo ao banho ou inalar o aroma.
* Alivia os sintomas pré-menstruais - Muitas mulheres sofrem de dismenorreia durante o período menstrual. Isso pode levar a cãibras, náuseas, vômitos, fadiga, perda de apetite, diarreia e dores de cabeça. Felizmente, estudos demonstraram que o óleo essencial de lavanda pode ser usado para aliviar esses sintomas da dismenorreia. Um estudo realizado por pesquisadores do Irã mostrou que esse óleo essencial funciona relaxando os músculos, melhorando o fluxo sanguíneo e aumentando a elasticidade. Além disso, eles observaram que os compostos ativos no óleo essencial de lavanda chegam à corrente sanguínea após aplicação tópica ou inalação.
* Diminui os níveis de estresse - Em um estudo tailandês, os pesquisadores analisaram os efeitos do óleo essencial de lavanda nos sinais fisiológicos de estresse, bem como nas respostas de humor em comparação com o óleo de amêndoa doce. Seus resultados mostraram que a inalação de óleo essencial de lavanda causa melhorias significativas na pressão sanguínea, na frequência cardíaca e na temperatura da pele. Além disso, os participantes que receberam o tratamento com lavanda se sentiram mais ativos, mais frescos e mais relaxados do que os participantes do grupo do óleo de amêndoa doce.
* Elimina infecções vaginais causadas por leveduras - O óleo essencial de lavanda possui propriedades antifúngicas potentes que são eficazes contra Candida albicans. Esse fungo é responsável por até 90% das infecções por candidíase vaginal. Um estudo recente mostrou que o óleo essencial de lavanda é ainda mais poderoso que o clotrimazol, um medicamento antifúngico associado a um aumento das enzimas hepáticas, micção dolorosa e depressão.
* Cicatriza aftas na boca - Um estudo envolvendo 115 pacientes com aftas na boca revelou que o óleo essencial de lavanda reduz significativamente a inflamação e o tamanho da afta. Além disso, pode fazer com que a afta se cure mais rapidamente em dois a quatro dias e alivia imediatamente a dor com apenas uma dose.

Fontes:
- Natural News: 7 Proven uses of lavender essential oil
- Pain Practice: Evaluation of Aromatherapy in Treating Postoperative Pain: Pilot Study
GreenMedInfo: lavender oil massage decreases primary dysmenorrhea and it can be used as an effective herbal drug.
GreenMedInfo: The inhalation of lavender oil has stress reducing effects.
GreenMedInfo: Lavender oil has antifungal activity and can be used as an antifungal agent against C. albicans.
GreenMedInfo: Topical lavender oil is effective for the treatment of recurrent aphthous ulceration.

Deixe uma resposta