[Estudo] Curcumina Demonstrou Reduzir o Aumento de Peso Pós-Menopausa

Cúrcuma

Um novo estudo descobriu que o ingrediente ativo presente na cúrcuma conhecido como curcumina pode ajudar a reduzir o ganho de peso após a menopausa através da alimentação de bactérias intestinais, conforme relatado pelo Nutra Ingredients.

Pesquisadores da China Academy of Chinese Medical Sciences em Pequim analisaram a associação entre a curcumina e o ganho de peso pós-menopausa através de experimentos conduzidos em 18 ratas – seis ratas foram submetidas à remoção de seus ovários conhecidos como ovariectomia e foram alimentadas com curcumina, seis ratas também sofreram ovariectomia, mas receberam água destilada, e as seis ratas restantes foram submetidas a uma operação simulada e foram administradas com água destilada.

Curry 60g – Lotus – Loja Tudo Saudável

Eles observaram que as ratas alimentadas com curcumina tinham uma maior diversidade de micróbios intestinais do que aquelas que receberam água destilada. Os resultados também mostraram que as ratas ovariectomizadas administradas com água destilada apresentaram diminuição da diversidade bacteriana intestinal, ao contrário do grupo de ratas submetidas a uma cirurgia placebo. Além disso, as ratas no grupo da água destilada ganharam mais peso em comparação com o grupo placebo. Por outro lado, o grupo alimentado com curcumina não aumentou de peso.

A deficiência de estrogênio induzida pela ovariectomia causou alterações na distribuição e estrutura da microflora intestinal em ratas, e a curcumina pode parcialmente reverter as mudanças na diversidade da microbiota intestinal“, disse Zhiguo Zhang, primeiro autor do estudo.

Os pesquisadores observaram que o estudo pode ser limitado porque era de pequena escala. No entanto, eles sugeriram que, se os resultados forem os mesmos em estudos maiores em animais maiores, os resultados poderiam ser aplicáveis ​​a futuros estudos em humanos.

O melhor para a sua saúde você encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais

Como a curcumina afeta a diversidade intestinal

Os pesquisadores observaram que, ao contrário do grupo placebo, as ratas ovariectomizadas e alimentadas com água destilada apresentaram uma proporção maior de phila Firmicutes e Bacteroidetes no intestino, o que pode ter contribuído para o maior aumento de peso nas ratas. Estudos anteriores em mulheres e animais em menopausa mostraram mudanças na composição dos microbiomas após o término da ovulação. Além disso, uma relação de Firmicutes/Bacteroidetes maior foi associada à obesidade em seres humanos.

Além disso, o grupo alimentado com curcumina apresentou níveis mais baixos de Anaerotruncus, que a qual é uma bactéria associada ao estresse pré-natal e à degeneração macular relacionada à idade. Além disso, descobriu-se que a curcumina reduz a abundância de Helicobacter pylori, a bactéria que causa úlceras no estômago.

O estudo foi publicado na revista científica Nutrients.

Por que a curcumina deve ser adicionada à sua dieta

Curry 200g – Tudo Saudável

De acordo com um item do site News-Medical, a curcumina faz parte da cúrcuma indiana, que é um tipo de gengibre. A curcumina pode ser obtida a partir do rizoma seco da cúrcuma. O rizoma ou raiz da planta é processado para formar a cúrcuma que contém dois a cinco por cento de curcumina. A curcumina também é utilizada em produtos alimentares como um corante de alimentos e aditivo alimentar.

De acordo com o site Health Line, um dos benefícios para a saúde da curcumina é sua propriedade anti-inflamatória natural que ajuda a combater muitas moléculas que causam inflamação. A curcumina também tem efeitos antioxidantes. Ela neutraliza os radicais livres por si só, então desencadeia as próprias enzimas antioxidantes do corpo. Além disso, a curcumina melhora os níveis do hormônio cerebral conhecido como Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro, o qual aumenta o crescimento de novos neurônios e inibe diferentes processos degenerativos no cérebro. O nutriente também é benéfico para o coração, pois melhora a função do endotélio.

A curcumina pode ajudar a melhorar o processo patológico da doença de Alzheimer. Diferentes estudos mostram que o nutriente pode ajudar a tratar sintomas de artrite e depressão. Também pode ser mais eficaz do que medicamentos anti-inflamatórios em alguns casos, e pode funcionar tão eficazmente quanto os medicamentos prescritos para a depressão. A curcumina também pode ajudar a atrasar o envelhecimento e combater as doenças crônicas relacionadas com a idade. A curcumina também pode ajudar a prevenir e tratar o câncer.

 

Fontes:
– Nutra Ingredients: Could curcumin benefit gut diversity and prevent post-menopausal weight gain?
– News Medical: What is Curcumin?
– Health Line: 10 Proven Health Benefits of Turmeric and Curcumin

Deixe uma resposta

Compartilhar